domingo, 19 de junho de 2011

Contribuindo para a inclusão educacional do aluno com deficiência visual

                 Nas conversas com os responsáveis, durante as matrículas, ficou muito claro um completo desalento. Estamos vivendo um momento histórico conturbado em termos de Educação Inclusiva, teoricamente a filosofia é praticamente perfeita, mas na prática estão todos muito preocupados, inseguros e com poucas condições para que de fato possam torná-la realidade.
Os pais relatam a boa vontade dos funcionários que cercam as crianças nas escolas regulares, contudo observam uma enorme falta de preparo destes profissionais e poucas condições efetivas para que a real inclusão aconteça (falta de materiais, rigidez de ações, salas com muitos alunos...) Afirmam que as crianças passam muitos momentos completamente ociosas nas salas de aula, que o pouco que aprendem muitas vezes se resume a integração social. Com muita simplicidade afirmam que o movimento de inclusão não pode ser entendido como eliminação dos serviços de Educação Especial. Ainda é necessário e talvez sempre seja...
               A abertura da escola para novos grupos sociais é um passo importante, mas não é o único. É preciso abertura para novos conhecimentos, novos diálogos...A democratização do ensino não pode ser pensada como massificação. É preciso parar de procurarmos culpados, literalmente “levantar as mangas” e criar novas possibilidades de troca de conhecimentos.  A ideia é de que este blog contribua para isto.

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