terça-feira, 21 de junho de 2011

Orientação e Mobilidade

          Como afirma Garcia (2003), o desenvolvimento da orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual ocorre igualmente com qualquer indivíduo: desde o nascimento. A diferença se dá no tocante ao estímulo, o mais cedo possível, nas trocas sociais e por meio dos sentidos remanescentes, em princípio com a mãe, adquirindo ricas oportunidades de vivenciar espaços e movimentos. Na SAAI existe a preocupação em desenvolver várias estratégias e atividades para que o aluno possa se orientar e se locomover com autonomia e segurança.
           Atividades de orientação e mobilidade nas escolas devem ser realizadas por um professor especializado na área, pois envolvem uma gama enorme de conhecimentos específicos, fruto de estudos e observações construídos na área de reabilitação e incorporados à educação especial. O processo é dinâmico e passível de alterações, de acordo com os objetivos estabelecidos. Em linhas gerais, na SAAI, devido as restrições do trabalho, ele se inicia a partir dos dados de uma conversa e das observações das condições físicas e emocionais do educando. Particulamente aprecio o atendimento individual, de maneira flexível, pois depende das necessidades e condições específicas de cada aluno, respeitando as seguintes etapas:
- exploração do ambiente interno;
- técnica do guia vidente;
- técnica de autoproteção;
- mapa mental;
- técnica de uso da bengala: toque, varredura e deslize;
- orientação e mobilidade interna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário