domingo, 19 de junho de 2011

Trabalho na EMEF Jorge Americano - Matemática Adaptada

                Tornar acessível o conhecimento matemático ao aluno com deficiência visual é uma questão que preocupa os professores do ensino regular, desde a construção dos primeiros conceitos e principalmente a medida que este aluno avança nas séries escolares. Deve ficar claro, que o aluno com deficiência visual pode necessitar de recursos especiais, para que possa registrar suas atividades, realizando seus cálculos e resolvendo seus problemas.

Na séries iniciais os alunos fazem uso de diferentes materiais como os blocos lógicos, o material dourado, cuisinaire, tangran e o ábaco. Aprendem jogos e brincadeiras variadas para analisarem, interpretarem, formularem e resolverem situações – problema, compreendendo diferentes significados das operações envolvendo os números naturais.
               Este trabalho visa oferecer alimento a criatividade, ao imaginário, lógica,  raciocínio e a capacidade de resolução de problemas. O aluno tem contato íntimo com os números e seus múltiplos usos, familiarizam-se com formas, medidas e sua finalidade e uso, possibilitando que formulem e reformulem suas próprias hipóteses.
        Nas séries iniciais e mesmo aos alunos maiores é apresentado o sorobã, instrumento de origem chinesa, utilizado para contar e realizar diversas operações matemáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário