terça-feira, 28 de junho de 2011

Reescrita I

Estudamos neste semestre a vida e obra de pessoas com problemas visuais sérios e até mesmo deficiência visual (baixa visão e cegueira). São histórias que nos contam como é possível, mesmo com uma grande limitação, superar as dificuldades, ultrapassar os obstáculos e vencer!



                                            FRANÇOIS AUGUSTE RENÉ RODIN


François Auguste René Rodin nasceu e cresceu em Paris. Seu pai era um escriturário do departamento de polícia. Embora a família não fosse rica, o ambiente em que Rodin cresceu era. Sua vizinhança constituía-se de uma comunidade de artistas, poetas, escritores e pessoas criativas. Costuma-se dizer que ele uma vez salientou que sua cidade natal, Paris, deu-lhe milhões de pensamentos... Contam que depois de 3 anos de escola ele ainda não conseguia escrever, um problema que continuou durante sua vida. Aos 10 anos, foi para a escola rural, mas sem sucesso, abandonando aos 13 anos. È possível que sua frustração e sua falha escolar fossem resultado de um problema grave de visão. Conta-se que ele tão míope, que não conseguia ver o quadro. Provavelmente por isso escolheu a escultura como seu meio de expressão, pois era mais tátil que visual. Rodin é considerado um dos melhores escultores de todos os tempos.

SMITH, D. D. Introdução à Educação Especial:  ensinar  em tempos de inclusão. Porto Alegre: Artmed, 2008, pág. 328



A história de Rodin

 
Rodin não enxergava bem e é provável que fazia esculturas porque se sentia melhor. Pela escultura conseguia sentir a obra pelas mãos.
Ele era um aluno ruim, mas não tinha problemas de aprendizado, apenas uma grande miopia. Rodin não enxergava a lousa, acabou desistindo da escola e virou um grande artista.
A história conta que ele nasceu em Paris, em um lugar cheio de poetas, escritores, artistas e etc. Ele não era rico, mas vivia com muita gente que sabia das coisas.
Ele é muito famoso, considerado um dos melhores escultores de todos os tempos.


                                                         Vanessa, Júlia, Débora e Bruna




A vida de Rodin


Rodin nasceu com uma grande miopia que o prejudicou na escola. Ele não conseguia enxergar o que estava escrito na lousa.
Ele reprovou muitos anos até que desistiu de estudar com 13 anos. Achamos que o professor dele só sabia usar a lousa para dar as aulas.
Rodin nasceu em um lugar cheio de artistas e isto fez com que ele gostasse deste mundo. Como ele não enxergava bem ele se dedicou a escultura. Criou muitas esculturas e ficou muito famoso.
Aprendemos que apesar da deficiência visual isto não o impediu dele ser famoso e talentoso.


                                                                                 Raphael e Victor