domingo, 25 de setembro de 2011

Adolescência


O grupo de alunos que ficou responsável pelo Blog tem entre 11 e 13 anos, estão no período da puberdade e início da adolescência. Mesmo possuindo uma deficiência visual, não podemos caracterizá-los como sujeitos semelhantes. Na SAAI, por exemplo, temos a Bruna (baixa visão) que é muito tímida, a Vanessa (baixa visão) calada, o Raphael (cego) que é extremamente esperto e arteiro, o Victor (cego), que é a tranqüilidade em pessoa, a Débora (cega) que é muito afetiva e o Gabriel (baixa visão) que é extremamente meigo e carinhoso. Todos têm em comum a vontade de aprender e de serem integrados de forma verdadeira na sociedade.
     A adolescência é uma fase de transição do desenvolvimento humano, caracterizada por mudanças profundas de ordem física e psicológica e os alunos com deficiência visual não fogem desta regra. Percebo que este grupo começa a se despertar em relação à sexualidade e ao interesse pelo outro.  Um enorme desejo de independência em relação à família e a necessidade explícita de aproximarem-se por grupos com interesses semelhantes também são percebidos.
      Isto explica o porquê de amarem estar na SAAI, é o momento que falam das dificuldades encontradas na sociedade como um todo, de suas limitações e principalmente de suas potencialidades muitas vezes não enxergadas por nós videntes.
A fase da adolescência pode ser mais cheias de desafios para um indivíduo com deficiência visual, pois ele terá que construir uma identidade na qual é obrigado a incluir o fato de possuir uma cegueira ou baixa visão, que dependendo do meio cultural, social e escolar, pode torná-lo alvo de exclusão e discriminação.
             Neste contexto é fundamental que o ambiente social no qual esse jovem convive possa de fato aceitar suas necessidades específicas, buscar informações a respeito de suas características, incentivar a aproximação de vínculos afetivos e sociais, colaborando com a construção de uma auto-estima positiva e verdadeira. Partindo destes princípios, poderão alcançar os objetivos como qualquer jovem de sua idade.
Débora, Gabriel e Raphael em café da manhã especial da SAAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário