domingo, 25 de setembro de 2011

INSETOS


            A ideia de estudar sobre os insetos partiu da necessidade de uma aluna entender melhor o conteúdo que estava sendo trabalhado em sala regular. Comprei alguns insetos em miniatura e outros foram trazidos pela aluna Débora. O grupo como um todo relatou a dificuldade de entender alguns conteúdos que exigem uma visão mais apurada, a observação de detalhes e o uso de imagens muito pequenas.
            Trabalhar com miniaturas de boa qualidade pode facilitar esta compreensão. Tenho meu acervo próprio de flores, dinossauros, insetos, mamíferos e alimentos. Conforme a necessidade, sempre trago para ser utilizado em sala.
            Todos os grupos gostaram de ver os insetos de forma ampliada e como observei um grande interesse, fui trabalhando o tema conforme a faixa etária e as possibilidades. O grupo de adolescentes, responsáveis pelo Blog, teve a ideia de realizar um telejornal, contando sobre o aprendizado realizado. O grupo de alfabetização realizou a leitura da história “A cigarra e a formiga”, realizaram a interpretação, fizeram listas de palavras e reunimos uma coletânea de músicas que tratam esta temática, como “Borboletinha”, “Eufinda, a borboleta linda”, “Formiguinha”, “Barata”, entre outras. Os alunos com deficiências múltiplas foram à parte externa da escola, sentiram os bichinhos, foram apresentados as miniaturas que os representaram, incentivados a falarem sobre os insetos e também ouviram músicas sobre a temática.
            Como ficou muito interessante e significativo para eles, deixarei os trabalhos expostos na “Festa da Primavera” que ocorrerá no próximo sábado, dia 1° de outubro. Venha nos visitar!
Luis Felipe tateando uma formiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário