quinta-feira, 8 de setembro de 2011

TRABALHAR COM GEOGRAFIA

Percebo que muitos professores que atuam nas séries iniciais não foram alfabetizados em Geografia, que crianças chegam a séries avançadas sem a construção de noções básicas. Esta questão é agravada entre os alunos deficientes visuais, pois faz parte do imaginário de muitos professores que eles são incapazes de aprender certos conceitos.
Comecei a pensar um pouco mais nisto, pois existe um professor na EMEF Jorge Americano, que sempre tenta incluir o aluno Raphael nas atividades. Jeferson, professor de Geografia, sempre solicita materiais adaptados. É uma grande alegria tentar ajudá-lo.
Ao pensar nas adaptações do Raphael me deparei que o restante do grupo tinha muita curiosidade sobre o tema, mas ao mesmo tempo dizem não conseguir entender as tarefas e muito menos enxergar os mapas e as informações no ensino regular. Dizem que tudo é muito pequeno, difícil de entender.
            Foi a partir deste contexto que comecei a trabalhar algumas atividades. Esta também não é minha área de formação, sou apenas uma curiosa... Comecei a ver que existiam muitos livros de Geografia espalhados pela escola, pesquisei algumas atividades e adaptei na medida do possível.
Gostei muito do livro “Geografia, interagindo e percebendo o mundo” de Lilian Sourient, Roseni Rudek e Rosiane Camargo, fiz apenas algumas adaptações às atividades que elas sugerem. “Geografia” de Walquiria Pires e Beluce Bellucci também favoreceu o trabalho.
 Um problema grande foi a falta de materiais, pois algumas adaptações exigem texturas diferenciadas e acabei tendo que adquirir o material por conta própria. Não é sempre que temos tempo para esperar e no caso de muitos destes alunos eles já perderam tempo demais! É por esta razão, também, que ficamos algum tempo sem postar no blog.
Vou postar aos poucos este mês de agosto, que para nós não foi de desgosto, mas de muita aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário